11 maio 2021

Açorianos no Mundo: Apresentando o candidato Leandro Lopes

Postado por Diretoria categoria: NOTÍCIAS .

Me chamo Leandro Lopes, filho de imigrante açoriano da Ilha Terceira, chamado Antônio Hermínio. Hoje tenho 42 anos e desde os meus 13 anos, mais ou menos, frequento a Casa dos Açores. Minha adolescência e fase adulta acompanhei de perto a cultura açoriana, participei do folclore ativamente, nas festas do Divino Espírito Santo e festas diversas da Casa dos Açores.

Fui também diretor da instituição por um período. Participava dos festejos sempre que possível. Vivi durante seis anos na Ilha Terceira, onde pude vivenciar a vida de um imigrante e entender profundamente a cultura que representava no Rio de Janeiro. Do Arquipélago, infelizmente só conheço duas Ilhas, a Terceira e São Miguel, onde fiz um exame profissional para minha área de atuação (informática) e obtive êxito.

Pergunta 1: O que o levou a se candidatar ao cargo de Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Rio de Janeiro?

Visto que é um projeto abrangente, vi a possibilidade de poder ajudar mais os açorianos que aqui estão e poder divulgar ainda mais o Arquipélago dos Açores em Terras Cariocas. Fazer mais presente os Açores no Rio de Janeiro e juntar os poucos açorianos que temos nos dias atuais.

Interceder pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro junto ao Parlamento. A Casa dos Açores já fez muito por mim, agora é a hora de retribuir!

Pergunta 2: Quais as suas expectativas para a formação deste Conselho e suas propostas de projetos dentro do Conselho?

As expectativas são as melhores possíveis. Como um projeto desta magnitude, penso em “Trazer os Açores” para o Rio de Janeiro e levar o Rio até os Açores. Irei propor um Projeto de intercâmbio. É muito importante para todos aqueles que gostam da cultura, vivenciar o “Passado e o Presente” dos Açores. Demonstrar isso aos nossos Açorianos que imigraram e todos aqueles que gostam desta vasta cultura.

Verificar a possibilidade junto ao conselho, pleitear melhores valores aéreos para os Açorianos e descendentes que não voltaram aos Açores há muitos anos ou até mesmo aqueles que nunca foram. Auxílio a Açorianos aqui no Rio de Janeiro que estejam em situações complicadas financeiramente, devidamente comprovadas.

Interceder pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro junto ao Parlamento.

Pergunta 3: O que seu projetos propostos agregariam à comunidade açoriana no Estado do Rio de Janeiro?

Aproximar os Açorianos, descendentes e simpatizantes junto a Casa dos Açores, continuando a preservação e divulgação da cultura açoriana em Terras Cariocas e introduzir o conhecimento dos Açores para todos interessados.

 

Nota da Diretoria da Casa dos Açores:

Ressaltamos que a Casa dos Açores do Rio de Janeiro é imparcial à este pleito e não apoia diretamente ou indiretamente ambos os candidatos, seremos apenas uma ferramenta de divulgação para auxiliar o eleitorado em sua escolha, que acreditamos ser a melhor para nossa comunidade.

Até a data desta publicação não recebemos retorno do candidato Antônio Carlos Lapagesse Alves. Assim que tivermos, iremos ceder ao candidato o mesmo espaço que foi cedido aos demais em nosso site e redes sociais.