4 dezembro 2019

Diretor Regional das Comunidades participa no 20º Aniversário da Casa dos Açores de Santa Catarina

Postado por Diretoria categoria: NOTÍCIAS .

O Diretor Regional das Comunidades desloca-se, entre 5 e 10 de dezembro, ao Brasil, onde vai participar nas comemorações do 20.º aniversário da Casa dos Açores de Santa Catarina e reunir com as comunidades de descendentes açorianos e instituições locais deste Estado brasileiro e também do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

No primeiro dia desta deslocação ao Brasil, em Porto Alegre, Paulo Teves participa na sessão de encerramento das atividades culturais da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, em Gravataí.

No dia seguinte, o Diretor Regional encontra-se, em Florianópolis, com um grupo de jovens atletas do Avaí Futebol Clube, equipa que, em abril do próximo ano, se desloca aos Açores para participar no Torneio sub 11 do Clube União Micaelense.

Ainda neste dia, participa na reunião do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A 7 de dezembro, Paulo Teves reúne-se com o Prefeito de Laguna, Mauro Vagas Candemil, visitando depois o Museu Casa de Anita e o Centro Histórico deste município, seguindo depois para Imbituba, onde também se vai reunir com o Prefeito, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Ainda neste município, visita a AMOVILA/Casa Açoriana, a ACORDI – Projeto de Rede de Engenhos de Santa Catarina e o projeto Armações Baleeiras de Santa Catarina/Projeto Baleia Franca.

O Diretor Regional participa, ainda neste dia, nas comemorações do 20.º aniversário da Casa dos Açores de Santa Catarina, no Engenho dos Andrades, em Santo António de Lisboa, onde serão homenageados diversos mestres da cultura popular de origem açoriana, bem como todos os antigos presidentes da instituição.

No domingo, 8 de dezembro, Paulo Teves participa no 18.º Encontro de Cultura Açoriana, em São Paulo, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde se reúne, no dia seguinte, com a Direção da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, e a 10 de dezembro, com a Direção do Museu Villa Lobos, encontrando-se depois com a comunidade açoriana do Rio de Janeiro.

Durante esta deslocação ao Brasil, o Diretor Regional das Comunidades fará diversas apresentações do site ‘Açorianos no Mundo’, que consiste no mapeamento e recenseamento de Açorianos que residem fora do arquipélago, no seguimento da criação do Conselho da Diáspora Açoriana.

Fonte: Governo Regional dos Açores